dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     03/05/2024            
 
 
    
Soja  
Consórcio anti-ferrugem: boas práticas minimizam perdas na sojicultura
Cultivares resistentes introduzidas no mercado são novas variáveis para protocolos de controle
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Nivea Schunk
08/06/2010

No Brasil, o montante destinado às medidas de combate à ferrugem da soja somam aproximadamente dois bilhões de dólares anuais. Realizadas pelo consórcio anti–ferrugem, pesquisas constantes para acompanhar as alterações apresentadas pelo fungo já identificaram alta redução na eficácia dos produtos à base de triazol. Atualmente, o setor conta com esse tipo de informação para manter baixos os índices de perdas graníferas. Pesquisadora da Embrapa Soja, Claudia Vieira Godoy, acredita que esse monitoramento intensivo continue até a estabilização do sistema produtivo. A recente introdução de cultivares resistentes e precoces nas regiões produtores acrescenta ainda mais uma variável às recomendações de controle.

No entanto, a fitopatologista reitera recomendações básicas como escolher variedades tolerantes, manter a planta longe do solo durante o inverno, monitorar o fungo na região e utilizar fungicidas preventivamente. Essa parceria entre 97 empresas públicas e privadas não só divulga um protocolo periódico para mitigar a ação da ferrugem no País, como também disponibiliza mapas de foco de ocorrência regional via internet. O consórcio realiza ainda estudos consecutivos de eficiência comparativa entre os fungicidas aprovados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)

— Atualmente, são 69 produtos registrados pelo Mapa. Os ensaios em rede, conduzidos por 30 instituições de pesquisa, avaliam as substâncias mais utilizadas e as novas formulações que chegam para os produtores. Apesar de ter sido introduzido em 2001, o patógeno ainda está em constante mudança. O fungo vem se adaptando a determinados fungicidas e observamos diferenças a cada safra — diz ela.

Quanto à capacitação técnica, pesquisadores se reúnem anualmente para um workshop acerca dos principais resultados apurados, compilados também em um comunicado técnico. Outra ferramenta de difusão das recomendações é uma palestra padrão disponível aos interessados no site do consórcio. A fitopatologista afirma que, devido ao caráter dinâmico da ferrugem da soja, a previsão é que as observações permaneçam até que o sistema produtivo se estabilize.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Sanidade Vegetal
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada